terça-feira, 5 de maio de 2009

A divina comédia de Dante Alighieri

"A Divina Comédia" é uma obra prima italiana de Dante Alighieri por volta de 1307.
A obra é um poema narrativo com simetria rígida, o poema narra o PURGATÓRIO o PARAÍSO e o INFERNO, divido em 3 livros, cada um com 33 cantos, o inferno com um canto a mais que serve de introdução a todo o poema, sendo no tota l00 cantos.
A pricípio a obra parece muito com a alegoria de Gil vicente "O alto da Barca do Inferno", pois narra o julgamento, e os que são escolhidos para seguir o paraíso e os que seguem para o inferno, mas a obra de Dante é muito mais completa e detalhada. É sem dúvidas poemas delíciosos de ler, tão bem narrado que você imagina as cenas perfeitas de cada momento.
No início do livro PURGATÓRIO existe um gráfico mostrando os 7 pecados capitas, dos quais os personagens serão julgados, em cada página o poema traduzido em português com a versão em italiano ao lado.


(Na imagem: Pena da luxuria - Túmulos dos heréticos dentro da cidade de Dite (Canto X). Ilustração de Gustave Doré (século XIX).
Quem se interessar em maiores detalhes dsobre o livro entrem no site http://www.stelle.com.br/index.html que trás muito sobre a obra e sobre o autor e diversas imagens sobre o poema.

5 Opiniões:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.

Gostei dos teus textos, bem como das tuas referências. Entrei aqui pela comunidade do orkut, caso queira retribuir a vizita: http://javimelhores.blogspot.com/

Um abraço.

Marcelo Pacheco

Juliana Cunha disse...

Belíssimo post Joy, eu não li ainda,mas pretendo, assim que desafogar essa loucura d trabalhos.
Bjus

Marilis disse...

Lindo texto =)
tenha uma ótima semana
bjss Joy

Guttwein disse...

A quem aprecia uma boa leitura, de fato não pode deixar de lê-los...um clássico!.
A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3 (número que simboliza a Santíssima Trindade, assim como também, simboliza o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas, e que também tem relação com o triângulo): Possuí três personagens principais: Dante, que personifica o homem, Beatriz que personifica a fé e Vírgilio que personifica a razão; cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contêm 33 cantos.
Vaaale a pena a leitura!!

Allan disse...

Este comentario nao eh lah muito de pessoa culta, mas como eh meu, nao tem problema.

Entao quem quiser ver, tem um video do sepultura totalmente inspirado no Inferno de Dante.

http://www.youtube.com/watch?v=_hUM2YH41jE&feature=related