quinta-feira, 8 de outubro de 2009

MÍDIA, MÁFIA E ROCK'N'ROLL


As pessoas passam a ter medo e receio do que muitas vezes não existe, passam a ver coisas onde não tem, isso tudo pela angustia das coisas que acontecem, como Claudio J. Tognolli cita em seu livro “Mídia, Máfias e Rock’N’Roll, no caso do PCC...

Claudio Julio Tognolli

“... Usa-se a prática na exploração da angústia. Usa-se o ator na exploração do medo. O uso político dos ataques do PCC começará a ocorrer quando passarmos a enxergar PCC em todos os cantos, mesmo que eles não existam.”
Pois é, mas se pararmos para analisar, não é só no caso do PCC que isto acontece ou aconteceu, é em basicamente tudo que nos assustam, principalmente quando o assunto é violência, vivemos num mundo que temos que agradecer todos os dias por continuarmos vivos, penso que “Se você for assaltado, perder tudo o que tem, nas condições que estamos precisamos agradecer por pelo menos estar vivo!”.
“Foi por isso que o filme A Bruxa de Blair fez tanto sucesso: não havia tubarão, Jason ou assassinos. Era o nada que exercia o terror. Nesse sentido, o medo está para a angústia assim como a nostalgia está para a melancolia. O nostálgico pensa “que saudades de minha namorada”. O melancólico indaga “como seria bom ter uma namorada”. Cabe à mídia regular e impedir isso: que o nosso medo de objetos reais não seja transformado, política e ideologicamente, em angústia do nada”.
Neste livro, o autor revela alguns segredos da mídia, o que sai e o que não é publicado por razões nem sempre ocultas, os bastidores de grandes reportagens, como são fabricados escândalos e como são evitados outros tantos. Da política ao jornalismo cultural, o livro é uma Bíblia para estudantes da área e um manual para leitores, ouvintes e telespectadores desvendarem os enigmas de jornais, revistas, rádio e tevê. (Fonte: Travesa.com.br - Este parágrafo)

11 Opiniões:

Breno disse...

Por isso os filmes com terror psicológico são os melhores. Espíritos é um bom exemplo.

Francorebel disse...

Um texto bastante crítico e bem escrito. Aplausos pra você e obrigado por me visitar... vou te seguir...

FabioZen disse...

ótimo post.Em relação ao Bruxa de Blair realmente foi uma inovação a partir de um procedimento simples.Talvez a genialidade parte da simplificação.Olha aqui no interior do RS esse climaparanoico que se instalou ai ainda não chegou,mas o indice de criminalidade vem aumentando.

30 e poucos anos. disse...

O gde problema é que o caos da Ibope ... violencia gera venda de jornal !!!

Thamy Amorim disse...

Como vc disse, no filme Bruxas de Blair "não havia tubarão, jason ou assassinos. Era o nada que exercia o terror.Nesse sentido, o medo está para a angústia assim como a nostalgia está para a melancolia."

Mais infelismente o IBOPE e melhor se houvesse tubarões, jasons ou assassinos, esses três detalhes vendem mais do que o "Nada".

PARABÉNS, pelo post

Claudio Henrique disse...

Muito boa a postagem. Passando aqui para ver como o blog vai. Gostei da cara nova dele.


Bjus

Lucila. disse...

O tal "nada" é a mais temerosa de todas as companhias. Não é a toa que os apaixonados dizem "melhor sofrer por amor, do que não sofrer por nada". o vazio diz-se por aí que o horror.

Texto maravilhoso.
Grande beijo, bom feriado!

Silvio Koerich disse...

Esse post foi inteligente.

Eu diria que a mídia é uma bruxa de balir socialista ditatorial querendo se mostrar mas não se mostra por medo.

Marilis Dutra disse...

Muito interssante esse seu post
Mas como diria um dos meus professores a Disgraça alheia nos atrai...
Temos sentimentos egoista por pensar que "felizmente não aconteceu comigo"
E assim é a Midia tudo que acontece de desgraça vira noticia, assim trazendo mais audiencia e consequentemente traz mais anunciante... Satisfação para ambas as partes Lucros

Jacques Lane disse...

Boa, otimo livro pra quem tem a mente aberta "". Mas... quero ganhar O PRINCIPE de vc!
Quando vai mandar?

Abraçaoooo... e parabens.

aprendiz-09 disse...

Gostei muito... Muito bom Post ;D

__________________________________
Coisas que todo homem deveria saber:

http://aprendiz-09.blogspot.com
__________________________________