quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Você, eu, eles e a falta de tempo!


Sinal dos tempos
A mania de correr contra o relógio mesmo quando não há compromissos é considerada uma alteração de comportamento.

Sentir-se oprimido pelo relógio é algo bem comum nos dias atuais, que parecem cada vez mais curtos diante do acúmulo de compromissos. Por isso, ninguém estranha que as pessoas estejam apressadas. Mas merece atenção o fato de se reclamar em demasia da perda de tempo. pode ser um sinal da chamada sindrome da pressa. Estudada desde os anos 80, ela voltou a ganhar destaque por conta do lançamento recente de Se tiver pressa, ande devagar (Ed. Fundamental), Um best-seller sobre gerenciamento do tempo escrito pelo especialista alemão Lothar Seiwert. O livro tras o teste para identificar o problema, também chamado de doença da pressa. Para alguns psiquiatras , no entando, é um exagero considerá-lo enfermidade. "É uma alteração de comportamento", afirma Táki Cordas, da Universidade de São Paulo.

Entre os sintomas estão agonia (devido a uma suposta escassez de tempo) e execução de atividades simultâneas. em geral, a pressa leva a tensão e o cansaço. No caso da alteração, a irritação e a impaciencia se manifestam sem motivo, em situações como esperar o sinal de trânsito ficar verde. "Até nos momentos de descanso, a pessoa acha que está perdendo tempo", observa a psicologa Ana Maria Rossi, de porto Alegre. A manutenção desse estado é um risco. "A pressa constante aumenta as chances de derrame ou infarto", alerta.

Um levant amento feito em 2004 pela psicologa Marilda Lipp, da PUC/ Campinas (SP), revelou que o problema é frequente. "De 294 executivos, 90% agiam apressadamente, apesar de não estarem atrasados, e 10 % precisavam se reeducar para recuperar a qualidade de vida", diz. A reeducação consiste em um treinamento para aprender curtir a vida em ritmo menos corrido. Uma sugestão é elevar as atividades mais importantes do dia e determinar o tempo para cada uma. A disfunção é mais constate em cidades mais agitadas. Também no ano passado, Marilda detectou a alteração em 1500 pacientes dos quatro mil atendimentos no ambulatório de ansiedade da PUC/ Campinas. No Ambulatório de Ansiedade da Universidade Federal do Pará, nenhum dos 130 pacientes atendidos em 2004 sofria de pressa.
Revista ISTOÉ, 23 de Fevereiro/ 2005.
Página 55. Mônica Tarantino



Esta Matéria saiu na ISTOÉ em 2005, estamos no final de 2009 e a cada dia este quadro só tem piorado cada vez mais, é importante prestar atenção em alguns fatores que apresentam alerta na nossa vida, a falta de tempo infelizmente é presente e constante para todos. O trabalho, a faculdade, os cursos, em alguns casos o casamento e até os filhos deixam as pessoas enlouquecidas e angustiadas.

Digo isto porque por pior que pareça a vida é mesmo uma correria, não é nada fácil acordar às 6h (ou até antes) ir trabalhar, passar por stresses, pegar condução lotada ou enfrentar aquele transito caótico, ir direto para a faculdade, e chegar só meia noite em casa. E aos finais de semana, principalmente domingo, passamos angustiados pensando "Meu Deus, amanhã começa tudo novamente". Acontece que são nessas situações que nem aproveitamos e curtimos nossa vida, porque na maioria do tempo passamos exaustos e estressados!

Mas antes que enlouqueçamos, é bom parar uma horinha e pensar um pouco em nós mesmos, tentar organizar e selecionar bem os horários, e principalmente reservar um booom tempo para se cuidar.

Beijo Grande, fiquem com Deus e até o próximo Post!

21 Opiniões:

francys disse...

ola tudo bem a fouga realmente e um dia maravilhoç na nossas vidas " hj tam bem e a minha"
tenho um trabalho muito estrecante onde o tempo e tudo sou atendentete um restaurante imagina como minha vida deve ser um locura sabe tenho que lidar com diversas pessoas todos os dias sempre corendo sempre sempre na velocidade 5 da vida. E ingrancado e q as pessoas vendo a gente na maior coreria la dentro tando nos caixas para montar os pedidos qando na cozinhas para preparalos elas ficam aseleradas tambem quando acaba meu prantao e eu vou para casa penso"gracas a deus acabou tudo isso" mais qando chega em casa nao vejo a hora de voutar para loja e estar naquilo tudo de novo rsrs paresse ate ironico mais nao é
Entao meu nome e Francys sou atendente de restaurande da BUrger King lido coma fouta de tempo todo dia e é isso ai aquiesta meu blog comente oq gostar comente o q nao gostar edeixe sua opiniao e m blog dislixo entao nao repare pois muitas postagens nao tem coretore ortografico ta bjssssssssss ate mais

http://statusfrancys.blogspot.com/

Rodrigo da Silva disse...

Tem um filme tailandes, que infelizmente não chegou ao mercado brasileiro, mas traduzido para o inglês como Citizen Dog, que retrata essa correria do dia a dia muito bem através de uma cena - o protagonista mora na capital do país e quando vai visitar os seus pais no interior tudo caminha em slow motion; a cena é magnífica, tudo lento ao seu redor, como se o tempo num grande centro girasse de uma forma diferente do que em cidades menores.

http://fabricadeopiniao.blogspot.com/

Pobre esponja disse...

Tem de ter a correria, tal. Mas muitas, e cada vez mais pessoas, perderam a noção de tempo. E até para relaxar se estressam... Relaxa e goza, galera! Hehe

abç
Pobre Esponja

Ana Paula Moreto disse...

Realmente, o tempo passa muito depressa para nos nesse mundo globalizado. Tenho para mim, que isso nunca irá acabar, pois quanto mais rápido conseguimos fazer as coisas, mais rápido queremos fazer... As exigencias, a sobrevivência, tudo gira em torno de uma habilidade ágil, deixando todos sem tempo!
BJOOS.

http://trechosmeus.blogspot.com/

Claudio Henrique disse...

O tempo passa muito rápido e quado nos damos conta, já é tarde demais.

beijos

vero:) disse...

Gosto destes textos, e por mais que sindrome da pressa não seja tão desconhecida pra mim, nunca tinha parado pra notar que minha mãe deve ter isto.
aeaehaeuaheauehuaehaueh

Passa lá
http://www.naumdigo.blogspot.com/

António Pista disse...

Newsletter Semanal #1

Blog Águia de Ouro

O Benfica regressou à liderança, onde é coadjuvado pelo Sp.Braga, o grande golo de Saviola e a importância de chegar ao Ano Novo com 6 pontos de vantagem sobre o FC Porto, entre outros temas.

Posts Anteriores:

- Novamente Líder
- UEFA Europa League
- Na ressaca do Derby
- Derby nulo!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

Barney Gumble disse...

OI JOY! Sumida mesmo, bom que apareceste. Domingo, o domingo...sério, eu fico doente no domingo, depois das 14:00. Parece que começa a contagem regressiva para a execução. E tenho também o sintoma do descanso. Quando paro, fico pensando que podia estar fazendo alguma coisa. Pressão em cima dos blogueiros..kkk precisamos de um plano de saúde!! Eu tô estressado!! Não tem pena de mim?? Bj.

Jacques Lane disse...

Fico feliz por saber que achou tempo.

Raul Chan disse...

Oiiii, amei demais o seu post no meu blog, meu deus você fala muito bem, como não tem tempo acho que vai demorar pra postar de novo, desculpa mas achei mais interessante sua resposta la do que essa matéria (ela só me mostra tudo que é verdade)

uma frase que eu aprendi e que uso com frequência é essa:

"Tempo a gente não tem, tempo a gente faz."

Não uso com tanta frequencia quanto eu gostaria mas ...

brincadeira xD

não se estressa com esse negocio de tempo que ele é relativo, quando voce ta desocupada demais se pensa: "Que saco, nao tenho nada pra fazer"

Agora quando voce tem algo pra fazer: "Que saco, nao tenho tempo pra nada"

A gente nunca ta satisfeito, então o negócio é tentar se equilibrar na corda bamba da vida e curtir a vida adoidado

Curtindo a vida adoidado com Matthew Broderick é um filme que eu recomendo, sei que ja passou 189327 de vezes na sessão da tarde, mas são legais os conceitos dele.

Boa Noite e Boa Sorte pra você

Até a próxima postagem

Paulo Dionísio disse...

Olá Joy, obrigado pela visita. Obrigado. Adorei teu texto, como sempre. Infelizmente o tempo voa né, estou te seguindo no twitter, às vezes vejo um cometário seu lá hahha.
Bem querida, feliz Natal, feliz Ano Novo, um bom 2010. Caso te veja antes, te desejarei denovo.
Beijos!

markinseries disse...

Parabens pelo texto. muito interessante e retrata um dura ou normal realidade atual.
gostei. parabens

Lady disse...

Parabéns!Você escreve muito bem e com certeza será uma ótima jornalista.Eu vivo acelerada e por isso as coisas tendem a dar errado para mim...rs...
obrigada pela visita volte sempre
ps estou te seguindo
bjs

Jacques Lane disse...

Ow Jornalistazinha... Não precisa vir avisar que num tem criatividade la ta!!! kkkkkkkkkkkkk
Ow... seu comentario foi maior que minha postagem... se tem alguma placa de "desativado", pra mim por la no blog? Assim não precisarei excluir ele. Me ajuda ae noçega.

Boas festas tbm. bjaum.

Sueli disse...

Nossa corre...corre
Quem aguenta isso...chega uma hora que vc já está no automático...nada faz sentido, vc vai fazendo por fazer eu ainda tempo não me deixar dominar por essa loucura...
Vou vivendo a minha vida cada dia de uma só vez...
Beijos e Boas Festas!!!!

António Pista disse...

Newsletter Semanal #2 - Brasil

Blog Águia de Ouro

O Benfica manteve-se na liderança após o empate em Olhão!
Nesta semana no Águia de Ouro, todos os dias será feito um post de antecipação ao clássico, analisando os jogadores de ambas as equipas por posição. Também o Mundial da África do Sul estará em destaque com a conclusão da análise do grupo de Portugal.

Posts Anteriores:

- A antevisão do derby: análise do Meio-Campo...
- Deitando um olhar pla Costa do Marfim
- A antevisão do derby: análise da Defesa...
- A antevisão do derby: análise dos GR
- Agridoce
- Enorme e Especial!
- Desmistificando a Selecção da Coreia do Norte
- Esboçando um olhar pelo Mundial 2010
- Novamente Líder!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

Felícia Alcântara disse...

Vivemos tanto em função do tempo, que esquecemos de viver, de desfrutar momentos simples e que nos dá prazer no nosso dia a dia. Amei o post, parabéns! Bjokas!

http://versosemrima.blogspot.com

Advogado do Rock disse...

Até porque só vive bem que não corre contra o tempo e sim faz dele um aliado.

O tempo corre exatamente na mesma velocidade quem acelera ou desacelera a gente mesmo. O segredo é viver tranquilo na medida do possível.

Você escreve muito bem. Parabéns!

Ps: Você tinha 101 dálmatas te seguindo, agora você tem 101 dálmatas e um vira-lata te seguindo (eu). Espero que goste da minhya compania.

Já te disseram isso, mas vou dizer: Você é muito bonita.

Éter Na Mente disse...

O relógio oprime até o amor. Quanto tempo hj podemos dedicar a nossas famílias. Famigerado muito cão.

Ótimo texto, como sempre, feito por uma exímia escritora.

Parabéns.

Bom natal e um 2010 cheio de coisas lindas.

Abraços fraternais

Tânia Meneghelli disse...

Tempo, tempo, tempo, tempo...

Isso faz a gente parar e pensar. Até Nietzche parou e pensou sobre o babado:

"A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade."

Adorei o post!

Super 2010!

Beijoca!

Kátia Lee disse...

Para o pintor, o quadro.
Para o cantor, a música.
Para o médico, a cura.
Para o advogado, a sentença ganha.
Para o jornalista, a matéria bem trabalhada. Parabéns, teu dom está nas palavras. Tens um belo futuro!!

Um grande abraço!!!

www.estudioartemix.blogspot.com