quinta-feira, 23 de junho de 2011

TIM-TIM: Os benefícios da CERVEJA

Esses dias eu estava na academia, e como de costume peguei uma revista para folhear nos meus intervalos de treino. De página em página, uma em especial foi convidativa, não resisti, e li! Falava sobre os benefícios de um copinho ou outro de cerveja, claro que tudo que é em excesso faz mal. mas a matéria pondera justamente esta questão! E aproveitando que estava sem beber há quatro meses (estava porque ontem me permiti a uns copinhos moderados, sou filha de Deus também). Mas brindaremos às coisas boas e nem tão boas assim da vida, principalmente aos AMIGOS, aos trabalhos concluídos e claro, à vida!
TIM - TIM
Uma Cervejinha, quem diria, faz bem à saúde
(Por Constança Tatsch e Juliana Diniz - Revista Women'shealth - edição de Junho 2010)

Você já deve conhecer os riscos do excesso de álcool. E não estamos falando da vontade de telefonar para o seu ex de madrugada. Quem exagera, além de pagar mico, tem mais chance de desenvolver cirrose, doenças cardiovasculares, sem falar da barriga. Beber moderadamente, no entanto, pode fazer bem à sua saúde. E todo garçom sabe que a bebida nacional campeã de pedidos é uma loira gelada. À base de cevada, lúpulo e malte, a cerveja carrega vários benefícios.

Uma lata por dia - o limite saudável para as mulheres (segundo as diretrizes do Departamento de Saúde e de Serviços Humanos dos Estados Unidos) - fortalece seus ossos, ajuda a reduzir o colesterol e cuida até do viço da sua pele. mas é importante lembrar que se você ultrapassar essa quantidade os efeitos serão inversos. "Também não se deve acumular os drinques todos na noite de sábado, caso não tenha consumido álcool durante a semana", diz Ana Beatriz Rique, representante da American Overseas Dietetic Association e nutricionista da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

Ossos
Está em dúvida sobre qual tipo de cerveja pedir?
As ales claras e as largers têm maior quantidade de silício, mineral que ajuda a fortalecer os ossos, diminuindo o risco de osteoporose. A conclsão é de um estudo americano recente da Universidade da Califórnia, publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture. Isso porque o grão de cevada é rico em silício mineral que aumentaria a densidade óssea. Já nas escuras, a torração dos grãos diminui a quantidade do mineral. Mas não se anime, o excesso pode ter efeito contrário: aumentar o risco de fraturas.

Peso
Esta é para você incorporar o hábito:
Pesquisadores acompanharam durante 13 anos, 19 220 mulheres com peso normal no início do estudo. Cerca de 60% delas bebiam álcool e 40% não. O resultado publicado no Archives of Internal Medicine, mostrou que, ao todo 41 % ganharam sobrepeso ou ficaram obesas. As que não bebiam ganharam em média 4 Kg, ante 1 Kg das que bebiam. O risco de ter sobrepeso er a quase 30% menos entre as mulheres que bebiam uma ou duas doses por dia. Os resultados estavam associados a quatro tipos de bebidas alcoólicas: Vinho tinto, Vinho branco, cerveja e licor. A notícia é boa, mas não se esqueça das muitas calorias contidas em cada lata (cerca de 150).

Coração
Parece piada, mas é pesquisa, e das sérias.
Freiras espanholas toparam beber diariamente meio litro de cerveja - sem álcool, porque a piada não é tão boa assim. A causa é nobre: participar de uma pesquisa da Sociedade Espanhola de Dieta e Ciências da Alimentação em conjunto com a Universidad de Valência também na Espanha. Depois do estudo, as religiosas que a princípio tinham altas taxas de colesterol viram o nível de LDL, o mau colesterol, diminuir 8%. A graça - com o perdão do trocadilho - seria concedida pelo lúpulo, um igrediente da bebida rico em antioxidantes. Os pesquisadores concluíram que os benefícios também valiam para cerveja com álcool, clara ou escura. "A cerveja ainda contém piridoxina e folatos, capazes de reduzir os níveis de homocisteína, substancia presente na circulação sanguínea e relacionada a  uma maior incidência de doença coronária", afirma a nutricionista Andrea Zaccaro de Barros, da Vianutri Consultoria, em São Paulo. 

Longevidade
Para ter uma pele mais viçosa e viver até os 100 anos, os antioxidantes são fundamentais, pois mantêm todas as funções do organismo em equilíbrio por mais tempo. Então, se você quer comemorar a boa forma, brinde com cerveja malzbier. Ela contém o dobro dos polifenóis das cervejas pilsen e das sem alcool. Provenientes da cevada maltada e do lúpulo, os polifenóis são antioxidantes potentes, que combatem os radicais livres. Sim, aqueles que prejudicam o funcionamento das células e promovem o seu envelhecimento.

Hidratação
Água que passarinho não bebe a gente pode beber, sim.
A cerveja, quem diria, é ótima para repor a hidratação de atletas 2 horas depois de suar a camisa numa competição. Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, apresentado ao Conselho Superior  de Investigações Científicas do país, indica a ingestão de duas tulipas da bebida para recuperar o metabolismo de esportistas e prevenir a chatíssim dor muscular. "Além disso, segundo os autores da pesquisa, o gás contidona bebida pode acelerar a absorção da água da própria cerveja, e seus carboidratos também ajudam a repor o glicogênio perdido no exercício", comenta o nutricionista Luis Meirelles, de São Paulo.

Intestino
Não que a cerveja deva substituir o pão integral na sua lista de compras, mas na happy hour, você pode se sentir menos culpada pelos goles ao se lembrar de que uma lata traz 2 g de fibras solúveis, 10% da recomendação diária. "As fibras equilibram a flora intestinal, regulam os níveis de colesterol e de glicose no sangue, diminuem a incidência de cancro do cólon e de diverticulite (pequenas bolsas que se formam na parede intestinal)", diz Andrea. Mas a nutricionista ressalta também que, em excesso, o álcool irrita a mucosa gástrica.


8 Opiniões:

Marcelo Almeida disse...

Testar o paladar com uma boa cerveja é uma delícia. Alivia a alma, satisfaz o sorriso e contamina o corpo de bom humor.
Das "diferentes" que eu tomei nos últimos tempos, eu sugiro a Colorado Indica. Sabor marcante. Excelente.

Marilis Dutra disse...

oi Joyce
muito bom esse post
não sabia desses beneficios da cerveja claro tomar moderadamente
rrssrsr

bjss

Danilo Corrêa disse...

Adoro uma cerveja bem gelada. Gostei em saber disso. O blog está perfeito acesse: http://danilofutebol.blogspot.com/

Lua (: disse...

nossa, dessa eu não sabia! pena que não gosto de cerveja, senão iria beber sem culpa haha' ótima postagem, adorei! beijos ;*

Bruno Costa disse...

Santa informação, isso é o orgulho dos brasileiros! Viva nossa cerva!

visitemongohelson disse...

Nossa! Eu era saudável e não sabia! hauahauahuaha!

Hoje, encontro-me numa fase em que não dá pra tomar umas ou outras! Parei de vez! Não bebo mais!

Mas é tudo por tempo limitado!

Parabéns pelo post!

Nando Allvez disse...

oi td bem? gostei muito do seu blog! Eu sou o dono do blog Amoras Suicidas! obrigado pela visita. Você tem algum email com o qual agente poderia trocar ideias sobre posters? Se tiver... deixe um comentario no blog! http://amorassuicidas.blogspot.com

INFETO disse...

Valei-me Nossa Senhora. Vou encher o rabo. Abraços