domingo, 4 de setembro de 2011

Muito além do cidadão Kane

Muito Além do Cidadão Kane


O documentário “muito além do cidadão Kane” produzido pela BBC de Londres faz uma alusão entre o empresário Roberto Marinho e Orson Welles que protagonizou em cidadão Kane. Trata do crescimento da Televisão no Brasil e o destaque da Rede Globo na imprensa Brasileira.

            A produção aponta a Rede Globo, como manipuladora política para eleger um governo, usando como exemplo o caso de Fernando Collor de Mello contra a política de Luís Inácio Lula da Silva, que a emissora fez um tipo de apologia. Já que o número de seu ibope, aliás, foi o primeiro canal de TV a apresentar estes dados, era muito maior do que outros canais, principalmente no horário nobre, além de exibir a política brasileira na imprensa.

            “Muito além do cidadão Kane” exibe uma realidade que dificilmente a população conseguiria ver, a globo negou os direitos de imagem, de forma que este material fosse proibido ser transmitido na TV.

            Os demais canais de televisão faziam de tudo para prender a atenção dos telespectadores. O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), por exemplo, era um concorrente, Silvio Santos, o dono desta emissora, possui ainda vários programas para induzir as pessoas a assistirem, com auditórios e a maioria são apelativos, pelos prêmios para os participantes. Ate jogos de sorte são usados para atrair o público, é a telesena, que promete dinheiro, carro e até casa própria ao jogador. Mas em questão de ibope a Globo sempre superou qualquer emissora, principalmente com as novelas que eram preferências pelo telespectador.

            O documentário discute ainda o fato de que os políticos não podiam ser donos de emissoras, porém poderia ser diretor e seus parentes podiam tornar-se proprietários, no estado da Bahia, mais de três emissoras é do mesmo prefeito. 

            Outra coisa que revela um problema político é que José Sarney é dono de dois canais da rede globo. Por motivos como estes, a questão de uma rede manipuladora, foi levantada.

            Por diversas vezes, o programa da Xuxa foi auge de audiência, até hoje ela é uma das famosas mais bem pagas do mundo. Em “Muito além do cidadão Kane”, a música da loira, “Todo mundo está feliz” esconde parte da realidade Brasileira, pois enquanto centenas de crianças assistindo o programa cantavam junto com a apresentadora, outras milhares passavam fome por todo país. É valido questionar: Será que todo mundo está realmente feliz? 

            Em alguns momentos no documentário, famílias mais humildes são questionadas sobre o que mais gostam de assistir na TV, e as respostas são previsíveis, passam horas sentadas assistindo a programação da rede globo, e sabem o cronograma completo. As novelas eram campeãs de audiência, as pessoas questionadas respondiam as que para elas foram mais marcantes: Meu bem, meu mal; barriga de aluguel; Lua cheia de amor; O dono do mundo entre outras. Um tempo depois, surgiu a primeira novela que conseguiu bater o ibope da globo, e foi na Rede Manchete, era a novela Pantanal, que apresentava cenas eróticas, mas não demorou muito a globo voltou a dominar o ibope.

Na ditadura militar, muitos processos e manifestos aconteceram, jornalistas atacavam a corrupção da imprensa. As cenas de luta e repressão eram grandes. O jornalismo foi censurado, por transmitir fatos que não eram permitidos para a sociedade. Por conta disto, havia uma grande limitação nos meios de comunicação, alguns que se atreviam questionar ou revelar assuntos políticos da época, eram cruelmente eliminados, alguns jornalistas eram mal vistos e caçados.

            Meios de comunicação como a revista VEJA, o jornal Folha de São Paulo, e a rede globo, sempre foram alvos de processos, mas que nunca surtiram grandes efeitos. Ainda hoje estes meios são os maiores em seus seguimentos.

9 Opiniões:

Guilherme Augusto disse...

Já assisti o filme hehehehe e o documentário é muito bom mesmo... mas trabalhos assim não passam na Tela Quente :(

Danilo Corrêa disse...

Seu blog é sensacional, suas ideias também, parabéns. Você é estudante de jornalismo? Beijos
Acessa o meu
http://danilofutebol.blogspot.com/

KGeo disse...

para min a solução é fácil para n ser escravo da globo, fique na internet a "locadora" bit torrent esta sempre a disposição

Noa disse...

Muito interessante seu blog, gostaria de assistir esse documentário. Nunca fui muito fã da rede Globo!!

Marcus Alencar disse...

Já tive também a oportunidade de assistir esse filme que, por sinal, é uma raridade tão difícil de ser encontrada. No entanto, a sua importância não se perde com o tempo visto que sempre será necessário conscientizar as pessoas a respeito dos meios de manipulação.

Erick de Araujo Melo disse...

Não assisti ainda, mas adoro debater temas políticos e sociais, o Brasil precisa de mudança!
Temos que nos desacostumar com a satisfação por pouco!
O brasil, com sua riqueza, tem que trazer muito mais retorno aos cidadãos, ao começar pela educação!
Massa o Blog Joy!

Wanderley Silva disse...

Olá Joyce, tudo bem? Sou estudante de jornalismo da UFPE e esta semana assistimos a esse documentário, bem polêmico por sinal. Parabéns pelo seu blog, está bem legal. Tenho também um no qual faço críticas sobre cinema. Eis o endereço: http://cinegrafando.blogspot.com
Abraço.

PuZzle disse...

Oi, Joy. Adorei a sua postagem. E ainda mais, o fato de ter a finalizado com o próprio documentário "Muito além do cidadão Kane". Há muito procuro assisti-lo. Ótimo, agora não precisarei mais ter a preocupação de baixa-lo. Já sei onde encontra online. Sucesso no blog. Obrigado.
PuZzle: http://sirmaxximizze.blogspot.com/

Jorge Estevam disse...

Excelente documentário Joy!

Já assisti tambem. É assustador esse poder midiático da Rede Globo, Assim como a Veja e outros.

O que mais me assustou nisso tudo é o poderio e influencia dela, está entre as 3 maiores emissoras do planeta mas é a única com tamanho poder social dentro de um país a nivel de eleger e derrubar presidentes. Roberto Marinho criou um quarto poder nesse país, alem dos três constituidos.

Seu Blog continua incrivel como sempre!!!!!

BJOS.