domingo, 30 de outubro de 2011

Festa Literária em Paraty - FLIP

 
É um evento cultural realizado todos os anos no mês de Julho na cidade, região histórica do Rio de Janeiro. Este ano foi a 9ª edição da festa literária e todos os anos um autor brasileiro é homenageado. Os cenários e a maioria das atrações são inspiradas nas obras deste autor. Neste ano, o escolhido foi o escritor do movimento modernista Oswald de Andrade.

O festival ficou conhecido como o maior evento literário do mundo. Além dos autores brasileiros, também participam profissionais internacionais. Confira a lista: http://www.flip.org.br/autores.php. A FLIP acontece durante cinco dias, e o público contempla carca de 200 eventos, entre eles: debates, exposições, oficinas de criação, oficinas de artes, exibições de curta e longa metragem, projetos educacionais, saraus, teatro de rua, poesia de roda etc. Os próprios moradores da cidade abrem suas casas com o intuíto de acrescentar opções gastronomicas para os visitantes, também criam atrações e novos artistas ganham destaque no evento.

São realizadas seis principais mesas culturais , que acontecem palestras, e mais quatro ambientes abertos ao público. Um deles é a FLIPINHA, tem como missão estimular crianças e adolescentes a se aproximarem da leitura e desenvolver o gosto pela cultura. O espaço FLIPZONA, por sua vez, é um projeto educativo e visa envolver toda a rede de ensino de Paraty, reune bate-papo e ciranda com autores infanto-juvenis,´além de musicais e saraus. E por fim, a Casa da Cultura, onde autores discursam sobre seus lançamentos durante o evento.

Segundo informações da assessora de imprensa da FLIP, Paula Corrêa, as atividades do evento só acontecem pela confiança dada pelos patrocinadores. "As empresas como Itaú Unibanco, Petrobrás, CPFL, Suzano Papel e Celulose, o instituto C&A e a editora FTD, colaboram com o ensino e incentivo a cultura. Esse apoio é essencial para que a satisfação dos turistas seja garantida", friza Paula.

O foco principal é a valorização da cultura local. O público tem acesso à papelaria própria do festival, que possui todos os títulos já lançados nas edições anteriores e atual da FLIP. Possui opções diversas de gastronomia.

Artistas iniciantes podem se inscrever na FLIP, acesse o site www.flip.org.br. "Os jovens escolhidos pela equipe de cultura de Paraty são avaliados e seus trabalhos publicados nos jornais do evento", explica Paula.

Beatriz Linhares é professora do Ensino Médio de escola pública. Ela conta que frequenta todas as edições do evento., e usa as palestras como material didático para aplicas em suas aulas. "No ano passado recomendei alguns títulos dos autores escolhidos, aos meus alunos", lembra.

FLIP 2012, a 10ª edição

A décima edição da FLIP já está marcada. Acontecerá nos dias 04 a 08 de julho de 2012. Os organizadores da Festa Literária de Paraty, garantem muitas novidades para esta edição, para comemorar o dez anos de sucesso do evento.

Homenageado

O homenageado desta edição também já foi escolhido, e será o poeta Carlos Drummond de Andrade. Com o tema Arquivo e Memória em Drummond. Para mais informações: http://www.flip.org.br/noticias.php?id=699


FLIP:
http://www.flip.org.br/noticias.php?id=697




Esta matéria saiu no Jornal Universitário Expressão, na editoria Cultura.
Por Joyce Barreto

14 Opiniões:

Bruno Costa disse...

Quase fui, mas acabei não podendo. Parece mesmo um ótimo festival e amigos trouxeram grandes livros de lá, além de boas histórias e muitos elogios. Ano que vem estarei lá, assim espero.

Larissa Matos disse...

Moro no ES, então nunca fui... Mas parece ser legal!
seguindo :D
http://seriesbooksmovies.blogspot.com/

Meninas & Mulheres disse...

Nunca nem ouvi falar mais deve ser muito legal estou seguindo flor me segue tb ?

http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/11/amor-avassalador.html

Marcus Alencar disse...

Já tinha ouvido falar da importância e fiquei contente com o nome do homenageado. Um grande nome da nossa literatura que merece ser lembrado assim como tantos outros.

Luis Marcelo Bim Tedesco disse...

Nunca fui a FLIP, mas espero ir um dia. Sem duvida é um dos grandes acontecimentos culturais do Brasil. E a homenagem ao Drummond é mais do que justa, um dos grandes autores brasileiro sendo homenageado em um dos grandes eventos culturais do Brasil.

Fernanda disse...

Tenho pena de nunquinha ter conseguido ir, pois ainda estou em aulas neste período. Digo: dando aulas. :-) A FLIP poderia ser adiada um bocadinho para que os que só têm as duas últimas semanitas de julho pudessem marcar presença... Beijos e sucesso no blog, linda!

Suzana disse...

Olá seu blog é muito interessante, super aprovado :)

Maxwell Soares disse...

Ah, amiga. Nunca fui a Paraty. Espero um dia... Excelente blogger...

Brian Harold Gale disse...

nossa, deve ser mto legal este evento... PeNA QUE ESTOU LONGE DO RIO!

BlogMaster disse...

Parece ser bem legal, uma pena eu morar longe do Rio, valeria a pena ir conferir! E parabéns pelo blog!

Marcela Melo disse...

Nossa...
deu até saudade de Paraty...

Uma linda cidade com uma linda festa.
Perfeito

Samira Machado disse...

Ano que vem eu acho que eu vou :)
Parece ser muito legal.
Muito bom o blog, seguindo

http://thebookofmydreams.blogspot.com/

Maura C. Parvatis disse...

Todo ano prometo que vou, talvez ano que vem, eu vá porque perder essa homenagem ao Drummond não dá ;)

Beigos
http://mauraparvatis.blogspot.com/

Luz Rasteirinhas disse...

Legal muito bom seu blog!

bjus