sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mentes cansadas e perigosas


Respire fundo e conte até 10. Lembre-se: o estresse só vai te deixar fora do controle e trazer consequências muito sérias à sua saúde

Por Joyce Barreto Chicon




O estresse é um estado que prejudica o desempenho das pessoas, seja no trabalho, nos estudos ou em seus relacionamentos. O nervosismo é uma das maiores fontes da ansiedade que acaba tirando suas noites de sono e lhe deixando mais sensível e emotivo. E só para lembrar, são nesses momentos que ficamos mais impulsivos. Portanto, procure separar mais as coisas, por mais difícil que seja, tente não levar os problemas do trabalho para casa.

Esse é um grande erro entre os estressados de plantão. “Os problemas de ordem emocional prejudicam não só o humor como a saúde. Ele pode gerar diarreia, dores de estomago, de cabeça e ainda pior, ser responsável por uma depressão. Alguns problemas que já podem fazer parte da genética da pessoa podem ser acelerados por causa desses distúrbios emocionais, como enfarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas isso não significa que uma depressão ou o estresse mental está ligado diretamente com esses sintomas”, explica a psiquiatra da saúde mental da mulher, Renata Camacho. 

Segundo ela, as pessoas podem moderar tudo o que fazem. Mas os ansiosos, e os que se cobram demais têm mais dificuldade de se controlar. “O problema é que geralmente essas pessoas acham que podem controlar tudo o tempo todo, e não é bem assim que funciona. Cada um deve saber que possui um limite e precisa relevar algumas situações que fogem de seu controle”, afirma a especialista. Se esse é o seu caso, relaxe e exercite a mente. Exercícios também são essenciais para lidar com os problemas e crises de estresse.

Tenha mais prazer




Tire um tempo para você e faça atividades que lhe proporcione satisfação, como ler um bom livro, ir ao cinema, ver uma peça de teatro, viajar, ir ao shopping, namorar, enfim, são coisas que trazem alivio e relaxam. É importante enfatizar que as atividades variam de acordo com o gosto e o perfil das pessoas.

Mente e corpo



Praticar exercícios físicos é, sem dúvida, muito importante para aliviar o estresse, pois as atividades liberam endorfina, tranquiliza e desperta uma sensação de bem-estar. Mas para começar a praticar, é importante haver interesse, para não gerar ainda mais insatisfações e se irritar.

Ler é bom!

Marilyn Monroe


Há quem duvide, mas a leitura ajuda a relaxar. Além de proporcionar prazer, esse exercício ajuda no desenvolvimento da mente. É, de verdade, um ótimo exercício para a memória. Escolha um bom livro e aposte nela!


Equilíbrio acima de tudo




É fácil falar, o difícil é fazer! Perdeu a paciência com o chefe, com o marido, com as dívidas, com o trânsito ou com os filhos? Calma! Respire fundo e pense bem antes de gritar e sair por aí com a cabeça a mil por hora. Tente resolver os assuntos conversando. Se não adiantar, deixe o problema de lado e vá dar uma volta ou faça algo que sabe que vai lhe distrair por um tempo. Quando se acalmar, repense no que o tirou do sério e reflita na forma como poderá resolver o assunto. O segredo está em pensar antes de agir ou falar para não magoar as pessoas que gostam de você.

Mude suas atitudes




A mudança de alguns hábitos ruins é fundamental para aliviar o estresse mental. Tente dormir mais, se alimentar melhor e manter uma boa convivência com as pessoas ao seu redor. Mude com você mesmo, cuide-se sempre. Segundo a psicóloga, a partir do momento que você está feliz consigo mesma, terá mais prazer e satisfação mental. Portanto, alie-se a paciência e ao bom humor, suas atitudes, podem melhorar muito seu dia a dia.




3 Opiniões:

Mylla disse...

Tive um semestre bem estressante por conta do TCC e é só essa semana que tudo acaba em definitivo. Ainda assim, minha mente tá a mais de 100 por hora. Preciso dar uma boa relaxada, então essas dicas serão bem úteis. :)

:*

http://hey-london.net

Guru do Metal disse...

eu me considero um cara calmo

Estudo Azul disse...

sou calmo qnd não mexe mt com meus sentimentos, kkk ei segui seu blog curte/segue n otwitter o meu? www.estudoazul.com