terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Menos calorias, mais saúde



Olá, nesse post vou falar de um assunto crítico para toda mulher, e alguns homens também.
Como toda mulher também tenho minhas necessidades de mergulhar em dietas, imagino que não exista uma que esteja 100% satisfeita com o corpo, não importa o que seja, tem sempre alguma coisinha que gostaria de mudar, falo desde as mais simples dietas até cirurgias plásticas por pura estética.

Hoje estou com uma meta de perder exatos 6 quilos, mas como não faço regalias como as dietas malucas, vou perdendo aos poucos e tem dado certo. Mas hoje vou postar algumas dicas de como cortar calorias.

Normalmente vejo os livros de dietas uma grande furada, dão dicas impossíveis que não fazem parte da realidade da maioria das pessoas, mas me surpreendi ao começar a ler: “100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma”. Parece só mais um desses que citei, mas neste livro o autor que é um médico dá dicas de como emagrecer e manter o peso com saúde, que é o mais importante, espero que gostem e que seja aproveitável que alguma forma.





Antes de querer perder peso, coloque em primeiro lugar sua saúde, por isso adote hábitos saudáveis. 

As dicas à seguir é para quem tem hábitos ruins e não conseguem cortá-los de uma vez, vamos aos poucos:




Livro: 100 DICAS INFALÍVEIS PARA EMAGRECER E SE MANTER EM FORMA
Saiba como perder peso de modo eficiente e no ritmo certo
Autor: Fred A. Stutman, M. D.
Editora: Sextante
Dica 3 – página 16 e 17

Adote maneiras rápidas e fáceis de cortar calorias

  • Substitua o leite integral pela mesma quantidade de leite desnatado. Opte também por adicionar leite desnatado ao café ou cappuccino.
  • Use mostarda, ketchup ou maionese light no lugar dos comuns para saladas e sanduíches.
  • Se você não consegue resistir à batata frita, tente dividir uma pequena porção com um amigo, ou coma apenas três ou quatro batatinhas.
  • Uma boa maneira de cortar calorias e carboidratos refinados dos sanduíches, é retirar o miolo do pão  antes de acrescentar a margarina oi requeijão, e os demais ingredientes.
  • Corte uma fatia de pizza ao meio e guarde o restante para mais tarde. 
  • Preste muita atenção nos tamanhos das porções tanto em lanchonetes quanto em restaurantes. Use as sugestões a seguir para comer menos nesses lugares. Por exemplo: 
  - 1/2 xícara de cereal ou de massa cozida equivale a uma porção. Os restaurantes, porém, servem uma quantidade quase três vezes maior do que essa como se fosse apenas uma porção - e antes da edição ao molho.
 - Uma panqueca ou Waffle pequeno feito em casa corresponde à uma porção. Nos restaurantes, entretanto,  uma panqueca grande equivale cerca de duas porões e meia.
 - Ao pedir uma salada, tempere-a com molhos light, que têm 1/3 das calorias dos molhos comuns. Se não for possível, opte por azeite de oliva e vinagre. Peça o molho à parte para controlar a quantidade.
  • Verifique sempre os tamanhos das porções de qualquer alimento industrializado que você comprar. Em geral, as pessoas acreditam que um pacote desses produtos equivale a uma porção, quando, na verdade, ele pode conter várias porções.
  • Tome cuidado com os alimentos industrializados feitos com gordura, que é muito prejudicial à saúde, pode estar discriminado no rótulo da embalagem como gordura "hidrogenada" ou "parcialmente hidrogenada.
  • No restaurante, antes mesmo de começar a comer, peça ao garçom que embrulhe metade da refeição para viagem. Se você esperar para fazer isso quando já a estiver saboreando, acabará comendo mais do que queria, e a quantidade de calorias ingeridas irá para a estratosfera.
  • Substitua o queijo comum por queijos com pouca ou nenhuma gordura. Queijo de cabra light, queijo feta, mozarela light e ricota são boas opções.
  • Retire toda a pele e toda a gordura visível das carnes de aves e da carne vermelha antes de prepará-las.
  • Evite tomar refrigerantes comuns, chás e sucos adoçados. Para acompanhar os lanches, beba chás e café descafeinados, refrigerantes diet ou sucos frescos de laranja e de grapefruit. (Se for tomar suco de tomate em lata, use a versão com pouco sódio). O melhor, no entanto, é tomar água. (20 minutos antes ou 20 minutos depois das refeições)
  • Faça as refeições com calma. Sirva-se de porções pequenas, coma devagar e mastigue bem os alimentos. Faça pausas durante a refeição. isso permite que o organismo tenha tempo de se sentir saciado e impede que você consuma calorias desnecessárias.
Adapte essas dicas em seu dia-a-dia, considere os seus hábitos, diminua porções, faça suas refeições a cada três horas, e conte calorias.


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