sexta-feira, 29 de junho de 2012

Brigadeiro de nozes


Como muitos já perceberam sou grande fã de brigadeiro, basta pesquisar no espaço de busca aqui do blog a palavra “brigadeiro” e você encontra vários posts com receitas. Não tem jeito, sou fã mesmo desse docinho tão calórico.

E como eu adoro cozinhar, por diversas vezes ficou inventando receitinhas, e essa é mais uma de minhas super experiências que deu mais que certo e agradou o paladar de todos que provaram. Já que é assim, compartilho a ideia com vocês, um pouco diferente, mas uma delícia.

Brigadeiro de nozes


Meu brigadeiro de Nozes - Foto por Joyce Barreto Chicon

Ingredientes
- 02 latas de leite condensado light
- 01 colher cheia (sopa) de margarina light sem sal
- 03 colheres (sopa) de chocolate em pó solúvel - opte por chocolate próprio para coberturas e recheios, e evite qualquer achocolatado que contenha açúcar. Acredite, faz uma grande diferença e além de mais calorias, o sabor não é tão satisfatório, pois fica enjoativo.
- 200g de nozes descascadas naturais



Modo de fazer
 Triture as nozes em um triturador ou liquidificador, é importante obter um farelo sem pedaços desiguais. Coloque em um recipiente e deixe de lado até o momento de utilizar.
  Em uma panela coloque a margarina primeiro, ligue o fogo baixo, e mexa com uma colher de pau até perder a forma no fundo da panela.
É importante que siga a ordem indicada, pois a margarina antes dos demais ingredientes faz com que o brigadeiro desgrude melhor do fundo da panela, facilitando no momento de removê-lo para forminhas, e também para lavar a panela.
 Logo em seguida acrescente todo o leite condensado e mexa bem até ficar homogêneo.
 Coloque cerca de 1/4 de xícara (chá) do farelo de nozes, e volte a mexer até que todo farelo suma na mistura.
 Por último coloque o chocolate em pó e mexa dissolvendo e deixando toda mistura homogênea.
 Desligue o fogo apenas quando o brigadeiro começar a desgrudar das laterais e fundo da panela.

Agora o seu brigadeiro está pronto!



Meu brigadeiro de Nozes - Foto por Joyce Barreto Chicon

Para cobrir 
Use o restante do farelo de nozes para cobrir os brigadeiros. Veja na foto como eu usei. 

A escolha de onde servi-lo fica a seu critério.

Eu escolhi copinhos de plástico próprios para brigadeiros. Nesse caso é necessário colocar o conteúdo ainda quente, pois é quando está mole e fácil de transferi-lo aos copinhos. Mas você pode optar por colheres, forminhas e o que mais desejar.


0 Opiniões: