domingo, 7 de abril de 2013

07 segredos do bom café




As dicas são básicas, mas essenciais para deixar o seu cafezinho de todos os dias muito mais irresistível. Apesar de parecer super fácil preparar o café, poucas pessoas respeitam medidas, e algumas acabam errando a mão vez ou outra. E amantes de café é o que não falta, portanto a barista Márcia Matta, da dicas que vão fazer a diferença no seu café todas as manhãs.

Medidas
A proporção é 04 colheres (sopa) de pó bem cheias para 01 litro de água. O principal erro é adicionar muita água na extração da bebida ou pouco pó para uma determinada quantidade de água.

Água
Utilize sempre água pura e limpa, seja filtrada ou mineral.

No ponto
A água deve ser apenas aquecida, numa temperatura entre 90 e 95°C. Desligue o fogo ao primeiro sinal de fervura. A água não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café e volatiza seus aromas.



Pó bem armazenado
A embalagem ainda fechada deve ser mantida em local limpo e fresco. Depois de aberta, conserve-a na geladeira. Neste caso, o café deve ser mantido longe dos produtos químicos e de odores fortes. Se a embalagem for do tipo “almofadinha”, despeje o pó em um pote bem fechado e leve também à geladeira. Mas se for a vácuo, vede-a bem para poder preservar o bom do seu cafezinho.

Térmica
Café na garrafa térmica nem sempre é bom. Sabores e aromas são mantidos no máximo por uma hora na térmica e desde que não esteja adoçado.

Requentado, não!
Esqueça a história de reaquecer o café. A bebida perde as suas características originais de aroma e sabor ao ser resfriada e depois reaquecida.

Açúcar, adoçante ou amargo?
Para saborear o café e perceber suas diferentes características e nuances devemos tomá-lo sem açúcar. Se fizer questão, evite adoçá-lo durante o preparo. Deixe para fazer isso nas xícaras, de acordo com a preferência de cada um.

0 Opiniões: