sexta-feira, 19 de abril de 2013

De olho nas lentes de contato


Seja para corrigir a visão ou melhorar a aparência, é bom lembrar: sem prescrição médica e higiene necessária, elas podem danificar se tornar grandes vilãs


Elas são as queridinhas quando o assunto é melhorar a aparência, isso para os que necessitam do óculos. Muitas vezes o grau das lentes corretoras é alto, e se um indivíduo não gosta de usar o acessório, recorre às lentes de contato.

Mas também se tornam adornos da beleza, há aquelas pessoas que tem o desejo de vez ou outra desfilar com olhos verdes, azuis, castanho claro. Ou ainda são ótimas opções em festas à fantasia, pois muitas lentes de contato possuem efeitos personalizados.

Mas a verdade é que lentes de contatos não são para qualquer pessoa, existem uma infinidade de tipos no mercado óptico, mas sem prescrição médica e também uma boa higiene, ao invés de ajudar, ela prejudica o usuário.

Doenças oculares
Mesmo com a prescrição de um profissional, as lentes de contatos exigem extremo cuidado. Se mal armazenada, ou exposta a poluição, se não desinfetada corretamente, ela pode causar problemas como conjuntivite, inflamações oculares, perfurações na córnea e outros problemas ainda maiores.

Foi o caso da estudante Myrian Almeida, 22 anos, que teve inflamação na superfície ocular causada por uma lente cosmética. “Queria mudar a cor dos olhos, mas a embalagem não tinha qualquer informação sobre os cuidados. Apesar de usar o líquido adequado para a lavagem e conservação no estojo, elas deram fungos causando ardência e coceira nos meus olhos”, relembra Myriam, que precisou recorrer a um oftalmologista para resolver seu problema.


Venda sem prescrição é crime
Assim como os óculos de grau que encontramos em barracas de camelôs e em farmácias, vender lentes de contato sem prescrição médica é antiético.
E mais, o uso das lentes cosméticas e decorativas, sem prescrição médica é absolutamente condenado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, avisa o oftalmologista Renato Fernandes da Clínica Oftalmo Day Tijuca, especialista em cirurgias de catarata e de córnea.

Segundo ele, existem vários tipos de lentes: As corretivas que são usadas em pacientes com alguma doença ocular. As cosméticas são pintadas para fins estéticos e visam mudar a cor dos olhos ou encobrir imperfeições na região ocular. As decorativas que, além de encobrir a íris, podem ser do tipo esclerais, ou seja, que se apoiam na parte branca dos olhos, são as mais perigosas. Elas dão a impressão de que o olho está preto ou vermelho. Podem causar uma série de problemas como conjuntivite e inflamações.


Lentes, somente em lojas especializadas!
Hoje em dia até pela internet você consegue comprar, mas o azar é só seu.
Lentes de contatos e óculos de grau se compra somente em lojas especializadas no assunto. Lá você encontra marcas confiáveis, produtos oftalmologicamente testados, e de boa qualidade.

É verdade que algumas vezes a internet e lojas não especializadas vendam lentes por preços bem inferiores, isso se torna tentador. Mas o preço que você pode pagar mais tarde é maior, tanto no bolso, quanto pela saúde.


Vai aderir? Tome nota!
O oftalmologista chama atenção também para outros cuidados necessários antes do uso da lente: Pacientes que têm doenças de superfície ocular como olho seco severo, pouca lágrima e superfície ocular muito irritada precisam primeiro tratar essas alterações para depois colocar a lente de contato. Fernandes lembra ainda que é preciso fazer a assepsia correta para evitar complicações geradas pelo uso indevido das lentes de contato: Estar com as mãos limpas no momento da colocação e da retirada do produto, trocar diariamente o líquido que conserva a lente no estojo, utilizar soluções limpadoras adequadas para a lavagem e desinfecção, e não dormir utilizando as lentes.


para revista 7dias




1 Opiniões:

Bia Muniz disse...

Ahhh que lindas...usar uma assim de vez enquando deve ser bom...mas tem que ter cuidado neh!!!
Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar siga que eu sigo tb!!!
www.makeolatras.blogspot.com.br
Bjsss =]