sábado, 13 de julho de 2013

Um pequeno paraíso no Rio de Janeiro chamado TRINDADE

Praia dos Ranchos -
Foto por Joyce Barreto Julho de 2013

Entre os meus lugares favorito para viajar está Trindade no município de Paraty/ Rio de Janeiro, como disse no título deste post, é como um pequeno paraíso perdido pelo Rio de Janeiro. Muitos só ouviram falar, mas não conhecem. Os que já conhecem, acho difícil que não voltem algumas vezes a mais.

Trindade permanece no meu roteiro anual das viagens "vapt-vupts" que faço ao longo do ano, isso desde 2008. Porque geralmente é apenas um final de semana mesmo, mas ainda assim, sempre vale à pena. 


O que há em Trindade?
Fica localizada em uma área de proteção ambiental do Cairuçu, por isso é rodeada de verde, a natureza é sem dúvidas a maior característica. Não há um centro super movimentado, com shoppings, lojas legais, restaurantes chiques, e coisas do gênero. Ao contrário, para quem gosta do agito de cidades grandes e movimentadas, Trindade não é o destino mais apropriado para estes. A vila vive do turismo, por isso as pessoas que moram por alí são sempre receptivas.

Possui um pequeno vilarejo rústico com grande influência da Jamaica. Algumas lojas artesanais, comércios pequenos que oferecem apenas o básico para os moradores. bares, pizzarias, cafés e sorveterias, não chegam a somar um quarteirão. São todos concentrados em uma avenida principal, na qual é muito estreita, e com muita dificuldade transitam dois carros um ao lado do outro. 

Mas o maior atrativo, são as praias maravilhosas, todas elas cercadas pela natureza, o mar limpo com um verde e azul inexplicável, areia fina, clarinha e sem lixo. Trilhas que levam os turistas a praias mais isoladas, piscinas naturais, cachoeiras, montanhas rochosas que oferecem vistas paradisíacas.

As praias
As praias famosas que atraem turistas o ano inteiro:
Praia Brava;

Praia do meio;
Praia do Cepilho;
Praia do Cachadaço;
Piscina do cachadaço;
Praia do Fora;
Praia dos Ranchos;
Cachoeira dos Codós.

Hospedagens
Em trindade há muitas opções de hospedagens, todas próximas uma das outras. As pousadas são todas bem simples, e com preços acessíveis. Me baseio nas minhas experiências de lá:

Pousada Cachadaço, aconchegante, bem higienizada, com acomodações confortáveis, um atendimento exemplar, café da manhã possui muitas opções de alimentos. Já me hospedei duas vezes. Recomendo!

Pousada Dois Irmãos, também com um atendimento bacana, acomodações bem satisfatórias, piscina, estacionamento e bom café da manhã. Amigos Recomendam!

Não recomendo!
Pousada Canto do Sabiá, que as pousadas em Trindade são bem simples, sabemos. No caso desta pousada, deixou muito a desejar e diversos sentidos. Parece que é uma pousada de família, da qual vivem por lá mesmo, e a casa fica encostada nos quartos para hospedes, o que é péssimo, pois o barulho é intenso.

Pessoas falando alto o tempo todo, inclusive no período da noite, na qual os hospedes esperam descansar, qualquer coisa que faziam, era muito fácil escutar.

No quarto em que fiquei o ralo do box do banheiro estava entupido, apenas um rolo de papel higiênico (úmido) pela metade. As portas são vazadas, qualquer barulho é muito fácil ouvir. Fica em um terreno grande com galos perambulando por todo lado, e eles cantam bem cedo, não é? DICA: Leve tampões de ouvidos ;)
Os quartos tem cheiro forte de mobília antiga, colchões e travesseiros cheiram ácaro. 

Fomos bem atendidos pelo César (talvez um dos donos), mas pelo restante das pessoas nem um pouco, pareceram muito hostis. Principalmente as moças que limpavam por lá. Que uma delas fumava na cozinha logo de manhã ao servir o café. Não dá, não é?!E o café da manhã? Deixou muito a desejar, o local é todo aberto, os talheres sujos, e a louça toda exposta. 

Ou seja, eles tem muito o que melhorar!

Campings
Em Trindade há muitos campings, para quem gosta, vale pesquisar ;)

Fique em Paraty
Mas você tem a opção de se hospedar em Paraty e visitar Trindade durante o dia, como já fiz algumas vezes. 

Onde comer/ beber?
- Pousada e Restaurante Laricas 
- Pousada e Restaurante do Waldir 
- La Crepe


-Pizzaria Loucos e Malucos
Casa Caiçara


Vá conhecer Trindade, mas lembre-se, só é lindo por conta da preservação. 

PRESERVE A NATUREZA, SEMPRE!



Veja algumas fotos que eu e amigos tiramos em Trindade e entenda porque merece um post no Blog ;)


Pedra que engole -
Foto por Joyce Barreto 2011
Foto por Joyce Barreto 2012

Praia do Cepilho -
Foto por Joyce Barreto 2012

Durante uma trilha -
Foto por Joyce Barreto 2012

Praia do meio -
Foto por Joyce Barreto 2012

Foto por Joyce Barreto 2012

Foto por Joyce Barreto 2012

Foto por Joyce Barreto 2012

Foto por Joyce Barreto 2012

Foto por Joyce Barreto 2012

Foto por Joyce Barreto 2012

Foto por Joyce Barreto 2012

Praia dos Ranchos -
Foto por Joyce Barreto 2013

Praia dos Ranchos -
Foto por Joyce Barreto 2013

0 Opiniões: