sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Tudo POLITICAMENTE INCORRETO

Livros: Guia Politicamente Incorreto

Desde a época da escola era apaixonada por História. Ao mesmo tempo em que havia professores que acabava com a matéria, por falta de didática e de profissionalismo, também havia aqueles que prendiam completamente a atenção dos alunos. Aprendi a gostar muito da matéria, era daquelas alunas chatas, que contestava o professor, ou simplesmente dormia na aula quando algum não sabia passar exatamente os acontecimentos da História do mundo e principalmente do Brasil.

Era isso que me fazia ir até a biblioteca pegar livros e pesquisar o que realmente se passou com o Brasil e outros países, povos e costumes. Daí nasceu às dúvidas que eu sempre levava até a escola e também me fizeram tirar algumas notas baixas, pois eu descrevia nas provas o que eu lia e não o que “aprendia” na sala de aula. Tenho consciência de que meus colegas de sala, queriam me fuzilar quando faltavam 5 minutos para acabar a aula e eu levantava a mão para fazer as perguntas desafiando os professores. Cá entre nós, adorava essa provocação, inclusive com os outros alunos.


Hoje, não tem muita diferença, eu continuo bem chata e adoro assuntos tediosos, como a história do Brasil. Quando viajo para qualquer lugar que me lembra de coisas que li, aí pronto “Senta que lá vem história”, não penso duas vezes antes de citar alguma coisa que sei sobre o local, ou algo que aconteceu ali! Mas adoro ainda mais pessoas que são tão chatas quanto eu, e sempre me conta algo que não sei, e ainda bem que conheço várias!

Tá, mas e daí?

E aí, que em 2011 passeando em uma livraria, encontrei um livro que chamou minha atenção e entrou para a lista dos meus preferidos, falo do “Guia politicamente incorreto da história do Brasil”, do autor Leandro Narloch.

Também li o “Guia Politicamente Incorreto da América Latina”, “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” (Que não concordei com diversas coisas) para mim não entrou na linha dos demais foi escrito pelo filósofo Luiz Felipe Pondé, foi um livro mais sobre opiniões do autor, do que desvendar os mitos. E por último “Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo”.

Não vou colocar sinopses dos livros do autor, apenas algumas frases de impacto dos livros.

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil:
Escrito por Leandro Narloch


“Zumbi tinha ESCRAVOS.”

“Santos Dumont NÃO INVENTOU O AVIÃO.”

“A origem da FEIJOADA é EUROPEIA”.

“ALEIJADINHO é um PERSONAGEM LITERÁRIO”

“Antes de entrar em guerra, o PARAGUAI era um PAÍS RURAL e BUROCRÁTICO.”

“Quem MAIS MATOU índios foram os ÍNDIOS”

Guia Politicamente Incorreto da America Latina:
Escrito por Leandro Narloch e Duda Teixeira


“CHE DEFENDEU A PRISÃO de roqueiros e trabalhadores PREGUIÇOSOS”

“Ninguém MATOU TANTOS por nada quanto os ASTECAS”

“Pancho Villa foi um LATIFUNDIÁRIO CRUEL”

“ALLENDE PERSEGUIU A IMPRENSA Chilena e aliou-se a TERRORISTAS CUBANOS”.

“Milhares de ÍNDIOS FESTEJARAM a VITÓRIA dos ESPANHÓIS sobre os Incas”

“SIMON BOLÍVAR queria EVITAR QUE POBRES E NEGROS assumissem o governo”

“Os revolucionários NEGROS do HAITI se tornaram reis. ESCRAVISTAS.”

“PÉRON admirava os NAZISTAS – E MENINAS DE 13 ANOS.”

Guia Politicamente Incorreto da fILOSOFIA:
Escrito por Luiz Felipe Pondé


*Se eu disser que o filósofo Pondé, não é bom, estou mentindo. É um bom livro, mas se você ler, vai notar que é muito mais um questão de opinião do autor, e foge da linha dos “Politicamente Incorreto”, não os comparo, acho que são coisas bem diferentes. Ainda recomendo os outros.

Você vai perceber pelas frases abaixo a diferença, eu particularmente, notei em todo livro um ar de superioridade do autor. Mas está é a minha opinião!

“o futuro do mundo É SER BREGA.”

“os homens NÃO SÃO IGUAIS os POUCOS MELHORES sempre carregavam a HUMANIDADE nas COSTAS.”

“o POLITICAMENTE CORRETO é AUTORITÁRIO em sua essência porque supõe estar SALVANDO O MUNDO” (Entre as frases de apresentação, está entre as poucas que concordei).

“A pressão pela ‘CRÍTICA ao MACHO’ CONTAMINA as relações, porque na prática as mulheres SÓ AGUENTAM A SENSIBILIDADE MASCULINA até a página três.”

“As RELIGIÕES correm o risco de virar uma MISTURA de HOPI HARI, FANATISMO BREGA e DIETA balanceada.”

“Daqui a uns séculos vão ver a nossa época, como a ÉPOCA da HISTERIA FEMININA SEM LIMITES.”

“Somos BASICAMENTE COVARDES porque a VIDA é BASICAMENTE INFELIZ.”

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo:
Escrito por Leandro Narloch 


“nada BENEFICIOU tanto os POBRES quanto o CAPITALISMO.”

“Muitos SAMURAIS ERAM funcionários públicos, PREGUIÇOSOS e BEBERRÕES.”

“As FRONTEIRAS artificiais NÃO SÃO a principal causa dos PROBLEMAS DA ÁFRICA.”

“DEPUTADOS brasileiros CONCORDAM com frases do MUSSOLINI.”

“Os NAZISTAS se consideravam os POLITICAMENTE CORRETOS da Alemanha.”

“O TIBETE do DALAI LAMA tinha ESCRAVOS e CASTIGOS CRUEIS.”

“O CINTO DE CASTIDADE é um entre tantos MITOS sobre a IDADE MÉDIA.”

“A REVOLUÇÃO FRANCESA mudou TUDO para NÃO MUDAR NADA.”

“As MÁQUINAS da revolução industrial criaram BILHÕES DE EMPREGOS”

“Os principais DEFENSORES de Galileu eram PADRES e CARDEAIS.”

“As receitas de GANDHI SABOTARAM a ÍNDIA”

“Os agrotóxicos SALVARAM BILHÕES de VIDAS.”

Vale à pena ler! ;)

0 Opiniões: