segunda-feira, 3 de março de 2014

Massagem para cães

Conheça os benefícios do massopet para relaxar, aliviar dores, ativar a circulação e até proporcionar mais disposição ao seu fiel companheiro

Por Joyce Barreto
Para Revista 7dias
Edição 381

Quem não abre mão de uma boa massagem conhece muito bem todos seus benefícios. A boa notícia é que os animais também podem usufruir desses momentos relaxantes com procedimentos tradicionais e até drenagem linfática para cães e gatos. O personal massopet Walfrido Barbosa, do Pet Real, explica que as técnicas são as mesmas. O que diferencia é o tempo da sessão que varia conforme o porte do animal: cerca de 20 minutos nos pequenos, e 30 minutos em médios e grandes. A massopet é uma técnica nova no Brasil, mas tem ganhado adeptos. “As pessoas gostam porque percebem que propicia momentos de relaxamento para seus pets”, ressalta Barbosa. Segundo ele, além do relaxamento dos músculos, por meio da massagem, é possível descobrir outros problemas, perceber inchaços, anomalias na pele, queda de pelos, nódulos, áreas sensíveis e até alergias. Funcionam também para o animal que fica muito sozinho em casa e tem necessidade de atenção. Esses bichos costumam ser hiperativos e acabam fazendo travessuras. “Aí eles levam broncas e tendem a ficar deprimidos. Para eles a massagem é fundamental, porque estimula a sensação do toque. Um gesto que todos necessitam”, diz Barbosa.

Como são feitas
As massagens são realizadas com as mãos através de movimentos leves ou com maior pressão, de acordo com a necessidade e objetivo desejado. Costumam ser feitas por deslizamento, amassamento, pressão, percussão e alongamento.

Benefícios
A massoterapia em pets proporciona excelentes resultados em casos de artrite, tensão, rigidez, displasia, problemas na coluna e do aparelho digestivo, além de depressão, carência por maus tratos, adaptação ao novo lar e gestantes. No geral, os animais ficam mais calmos, especialmente os agressivos e ariscos. A técnica ainda diminui o estresse, relaxa a musculatura, minimiza a ansiedade e a hiperatividade, e ainda ativa a circulação do sangue. Os animais idosos são os que mais precisam do tratamento. “A técnica ajuda no fortalecimento dos músculos, busca manter a postura e o equilíbrio, deixando os animais idosos mais animados e rejuvenescidos”, assegura. Normalmente, o animal fica mais confortável, animado, disposto, se alimenta melhor e brinca mais. As sessões podem ser aplicadas de um a dois meses. Dependendo do caso, o tratamento pode durar de cinco a dez sessões.

Contraindicação
A massagem deve ser evitada em casos de doenças infectocontagiosas, hemorrágicas em geral, queimaduras e dermatites ulcerativas, processos inflamatórios agudos internos e externos, febre, fraturas e estados terminais.



Pode fazer em casa?
É necessário tomar alguns cuidados nessa hora. “Se o dono desconhecer a patologia existente no animal, é perigoso machucá-lo”, afirma o massoterapeuta, que não recomenda aplicações de todas as técnicas sem acompanhamento profissional. “Não podemos descartar a ideia de que pode ocorrer algum incidente. O dono pode optar por massagens suaves como T-Touch e Shantala, que funcionam através apenas do toque mais leve e afetuoso”, pondera.

QUANTO CUSTA E ONDE ENCONTRAR
Na clínica: R$ 45,00
Atendimento domiciliar: R$ 65,00
Clínica Real Pet: (11) 3755-1037
Walfrido Barbosa: (11) 3715-8180/ 8604-6704

0 Opiniões: