terça-feira, 19 de julho de 2016

Olimpíadas no Brasil


Discutir a falta de estrutura do país em realizar um evento de alto porte como as Olimpíadas, não vai ajudar a agilizar o processo ou melhorar o que falta ser feito, as manifestações são sempre válidas, mas também é perda de tempo pensar que por causa disso o vento deixará de acontecer. Ao contrário, falta pouco tempo e o país já está em clima de jogos olímpicos. O Brasil tem uma infraestrutura inferior se comparado aos outros países que também sediaram as olimpíadas.

De fato o Brasil não se encontra preparado para tal façanha, mas não vamos isolar que problemas também existem em outros países, e houveram deslizes da parte deles em diversos quesitos ao organizar eventos como este. O que acontece é que não se divulga problemas, mas só as coisas positivas. O que não é bom se esconde. Embora para a maioria dos brasileiro falar em patriotismo é um absurdo. Ele existe, e acredite, não apenas nos classificados como “países de primeiro mundo”, mas até aqueles que passam por grandes dificuldades, há verdadeiros patriotas.

Já no Brasil, parece que levantar as questões negativas faz parte do que é ser brasileiro, e é muito mais legal tampar os olhos para os problemas dos outros e achar que tudo funciona as mil maravilhas, e esquecer que no Brasil também há muita coisa boa. Ou ainda, é muito, mas muito difícil mesmo, cada um fazer sua parte, ao invés de sentar no sofá e reclamar do que não concorda. Os que saem de suas casas para se manifestarem, já é um passo dado, mas não da para ficar só nisso, tem que avançar sem uma passeata, mas individualmente. Sabe aquela velha frase: Se cada um fizesse a sua parte (de forma concreta).

Sim, é difícil mudar pensamentos, principalmente com um quadro tão deficiente onde o país está tão abalado politicamente e economicamente, com tantos brasileiros passando necessidades. Milhares e milhares de reais sendo gastos em estruturas urbanas, e métodos para receber tanta gente de fora é revoltante, com certeza.

Mas criticar, se revoltar não vai mudar o que está acontecendo agora. E não dá para tolerar o pensamento de quem sugere boicotar o evento, além de ser em vão, os prejudicados seriam somente quem não tem nada a ver com tudo isso, como os atletas que trabalharam duro para estarem aqui. É ousadia afirmar que dá para ignorar os fatos ruins e tentar pensar positivo de alguma forma. É indiscutível, as Olimpíadas vão acontecer, goste ou não goste.

Imagine que depois que os jogos acabarem, toda essa estrutura esportiva vai continuar aqui. Não custa ter fé que o turismo vai movimentar de maneira positiva a economia no país, talvez as exportações aumentem, e quem sabe novos empregos passem a surgir. As pessoas podem se interessar em aprender outro idioma, enquanto isso, jovens estarão mais estimulados a praticar esportes. E ainda, pessoas de todas as idades se interessem em se movimentar mais e mudar seus estilos de vida.

é visto que o Brasil está enfrentando e vai enfrentar muitos problemas com a tamanha falta de infraestrutura. Terá que superar muitos desafios, e nem todo seu planejamento vai ser bem sucedido quando colocados em prática. Mas mais uma vez, cultivar o pensamento positivo de que se conseguir enfrentar boa parte de suas dificuldades, pode ser benéfico o resultado daquilo que foi investido. E que faça das Olimpíadas uma nova oportunidade, principalmente financeira. E aí sim, é nessa parte em que se deve ficar de olho. 

0 Opiniões: